20130724

Como saber se seu bebê está com calor ou com frio

Os bebês recém nascidos para manter a temperatura precisam ser bem agasalhados. Ficar pertinho da mamãe, de preferência encostando pele com pele é a melhor maneira de deixá-los confortáveis, mas como não é possível ficar assim o dia todo.

Como agasalhar o bebê sem agasalhar de mais é um grande desafio. Já algumas vezes o Victor acordou chorando ou não dormiu e fui ver era calor. Eu tinha exagerado nas cobertas. A sandra teve até assadura nas dobrinhas por causa disso.


 É comum os recém nascidos terem as mãos mais frias (não geladas). Se elas estiverem quentes e suadas o bebê provavelmente está com calor. Se estiverem geladas, teste o pescoço e braços também. Se estiverem frios o bebê precisa ser aquecido. Se isso acontecer coloque-o encostado em você e o leve para um lugar aquecido. Só agasalhá-lo pode não aquecê-lo rápido o suficiente pois tem a circulação imatura.

Como guia use braços e pescoço em vez de mãos e pés. Atenção especial para pescoços, orelhas e mãos suadas. Isso é sinal de superaquecimento.  E isso eleva o risco de morte súbita no berço.

Uma dica é agasalhar o bebê com uma camada de roupa a mais que você. Se você estiver confortável, ele também estará. Considere que se você está em movimento provavelmente estará sentindo menos frio que o bebê .


4 comentários:

  1. Oi Fá, fazia tempo que eu não lia seu blog. Puxa, você andou trabalhando hein?! Tem coisas bem legais... vou divulgar. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Nasceu outro bebezinho que briga com todas as forças pra sem manter acordado. rs Tive que dar uma relida no blog para algumas dicas.... Acho que a privação de sono leva embora alguns neurônios e já tinha esquecido de um monte de coisas. rs Voltei a ler, voltei a me empolgar. :)

      Excluir
    2. PS. Vi que compartilhou no seu timeline. Quanta honra!! Obrigada. :)

      Excluir
  2. Boa noite!
    O bebê senti menos cólicas se estiver bem quentinho?
    Minha filha tem 2 meses e sofre com bastante cólicas, chega a ficar com a barriga inchada de tantos gazes.
    O luftal que o pediatra receitou de 8hs em 8 hs já não dá mais conta.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com