20100827

Creche e o sono do bebê II


Após 5 meses desisti da creche. Percebi que a Sandra estava ficando cada vez mais tímida, insegura e antisocial. Além de apresentar várias regressões em seu comportamento.

Todos me diziam que era assim mesmo, que a maioria dos bebês chorava no começo, mas que depois se acostumavam e não queriam mais ir embora. Não foi assim com ela.

Para piorar a situação ela dormia pouco, apenas 45 min ou meia hora após o almoço. Em casa ela dorme cerca de 2 horas. Isso arruinou o sono da noite pois supercansada ela começou acordar mil vezes durante a noite e acabou se acostumando a ir para nossa cama.

Ouvi da diretora da creche que esperava que aquela altura ela já deveria estar adaptada e que era muito difícil pra eles, que era muito difícil para as outras crianças e que eles não sabiam mais oquê fazer. Chorei um dia inteiro e tomei minha decisão. Aquele seria seu último dia naquele lugar. Como ela iria se adaptar se eles haviam desistido dela? Como demorei tanto tempo para perceber isso. 5 meses era praticamente um quarto da vida dela.

Enfim, agora parei de trabalhar e iniciei várias atividades sociais com ela. O resultado é inacreditável. Ela está muito mais esperta, corajosa e social. E mais, tem dormido muito melhor. Agora ela dorme cerca de 2 horas após o almoço e de 11 a 12 horas durante a noite. As vezes ainda acorda para ir para nossa cama por volta das 11h, mas tem dormido muito melhor e nós também, é claro.

Percebo que dorme melhor quando tem um dia bem cansativo, com escaladas, tombos e muita diversão o quê ela não tinha na escolinha pois estava triste, estressada e não brincava.

Tento fazer uma análise, mas não sei o quê houve. Não sei porque não deu certo. Pode ter sido o idioma, ela estava começando a falar as primeiras palavrinhas (em português), pode ter sido o fato de ir apenas 3 vezes por semana, a falta de sono ou talvez aquele não fosse o lugar certo pra ela.

Me parecia um lugar bom com pessoas legais (apesar do diálogo citado com a diretora), mas ela não gostou. É como se eu tivesse escolhendo um marido pra ela. Bonito, inteligente, educado, culto... Mas ela não gostava dele.

Veja também:

Como fazer o bebê dormir
Supercansado



5 comentários:

  1. Olá, Sandra!
    Tudo bem?
    Desde que meu bb, agora com 8 meses, nasceu eu espio uns blogs e encontrei o seu há algum tempo. Hoje uma busca antes de dormir me trouxe aqui novamente e dei uma lida em alguns posts rapidamente.
    Que bom que sua bb está dormindo melhor e que bom que a sua presença com ela, guiando as atividades está tornando o desenvolvimento dela melhor tb.
    Sabe, acho que no fundo todas nós, mães, temos as mesmas dúvidas. Aprendi nessa curta caminhada materna a não criticar as escolhas dos outros (cama compartilhada, ferberização, chupeta ou não) e a não depender nem de nenhum livro, nem de uma escola X de educação, mas a perceber meu pequeno Levi. E isso tem sido incrível! Acho que vc tá no caminho certo, lendo sua pequena, dando seu tempo prá ela. É um investimento precioso, eterno, especial e que trará frutos perpetuamente.
    No fim das contas, só quem sabe ser mãe prá ela, é vc. O Levi dormia suuper bem até a primeria viagem para outro estado, pra´conhecer meus pais. A rotina mudou, ele gostou de ficar na cama coma gente. Agora eu ia tirar esse habitozinho (eu não gosto dele comigo na cama, fico cansada e ele mama sem parar, mas meu marido adora), mas como no fim do mês vamos viajar para fora do país, para conhecer os avós paternos, resolvi deixar masi prá frente e relaxar e estamos todos bem. Ele engatinha desde o 6º mês, agora já anda se apoiando pelas paredes, é alegre, independente, mas à noite quer sentir a mamãe. Não tem nada de mais nisso. Aproveite sem tempo com a Sandra, sem neuras, sem traumas, amando, dando limites, sim, mas sendo flexível, como os bambus, que se dobram aos ventos fortes e por isso não se quebram no inverno. É a arte de ser mãe. A gente chora, ri, se descabela, depois vira senhroa de si. É a vida mesmo e o desenvolvimento da Sandra agora só prova que vc é a melhor coisa que poderia acontecer na vida dela. Não tem preço!
    Ficou um comment longo, não precisa postar. Só queria que vc soubesse que como vc, estou eu aqui, doutro lado do globo, compartilhanto dos mesmos dramas e alegrias.
    Podemos errar na caminahda, só não podemos abrir mão dela, nem deixar de aproveitar essa fase tão gostosinha da vida dos filhotes por causa de umas regras que ditaram por aí.
    A regra é o amor. O princípio aplicado, limite. O resto é APROVEITAR!
    DEus te abençoe!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, te achei nas minhas seguidoras e vim conhecer teu espaco... e nao podia sair daqui semcomentarseu post...
    Quando coloquei o Gui na escola, escolhi um que tinha camera... ainda bem!!!! Pois ele chorava ja no caminho, ficou 3 meses sem se adaptar, chorava, chorava e chorava... du muito trabalho... iso porque ele eh uma crianca extremamente feliz e de bem com a vida e com todos... tbem eh muito carinhoso!!! e sabe o que vi pela camera???? meu filho num cercadinho, chorando, pedindo colo sendo I G N O R A D O ... snifffffffff doeu muito ver... mas foi bom!!! Coloquei em outra escola, onde soh chorou no primeiro dia... s adaptou perfeitamente, ama a escola, as tias e os amigos... ele eh o xodozinho de todos la!!! inclusive dos amigos... ele pede escola de sabado e domingo... rs
    Eu acho que a demora na adaptacao eh porque tem alguma coisa errada la... nao que judiem da sua filha... mas talvez nao deem a atencao que ela merec... fique de olho mesmo, e se a adaptacao demorar mude ela de escola!!!!!
    vou te seguir tbem... mas pelo que vi, tem poo neste blog... rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    ontem passei aqui sem querer (estava procurando algo que me acalmasse com relacao ao sono do meu filhinho de 3 meses) e li um bocaaaaaado de posts :=)
    Nao tive tempo de comentar, porque, ahh vc sendo mae, sabe, nao sabe??
    Menina, vc escreve tao bem!!! Já tentei seguir alguns dos teus conselhos, ontem fiz alguns testes e ele que está com 3 meses e meio, e tem sempre dormido na minha cama desde que perdeu suas asinhas de anjo (expulsamos o pobre do pai pra uma caminha dobrável e lá o pobre fica com metade das pernas penduradas :=) dormiu finalmente ontem metade da noite (cof cof, bem, o resto foi na minha cama, mas ai nao tem mae que aguente levantar de meia em meia hora, certo?) no seu bercinho, isso nao é FANTASTICO????????

    Bom, agora o post de hj, gente, pensa bem, olha que prova de amor vc deu a sua pequena Sandra... eu fico sempre encantada com nossa capacidade de amar, de se doar aos nossos filhos. O fato de vc ter parado de trabalhar pra ficar com ela é um ato de amor gigante. Pudera outras boas maes ter a mesma possibilidade... creche tem lado bom e ruim, estranho é que com sua filha, o que era esperado ocorreu ao contrário, né?? era de se esperar que ela aumentasse sua sociabilidade (essa palavra está correta???). Mas sabe, cada crianca reage de maneira diferente, a minha filha (explico: tenho 3 filhos, a menina tem 16 anos e o segundo, 13) nao gostava de ir a creche, ela era mordida e apanhava lá, coitadinha, chorava... eu tbm tirei depois de 3 meses dela por lá e passei a levá-la comigo pras aulas na universidade, até que achei uma mocinha maravilhosa pra cuidar em casa.. é assim mesmo, a gente vai se virando como pode, até que acerta.

    Ei, porque to escrevendo horrores nesse coment?? mas agora que vi que as meninas aqui em cima fizeram o mesmo, acho que vc inspira :=)
    Um abraco com carinho pra vcs e boa noite de sono hj com a pequena.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra
    Você nao me conhece mas achei seu blog muito interessante, sou mae de uma menina de 5 meses, muito calma, tranquila, porém que anda dormindo sonecas de no maximo 45 minutos,coloco ela pra dormir nos primeiros sinais, quanto isso ela nao encomoda, dorme rapido, mas só 45 minutos e desperta e nao volta a dormir; a noite ela dorme cedo e tem noite que acorda só as 4 / 5 da manhã, tem noite que acorda varias vezes e não é fome, ela acorda e quer ficar brincando não consegue voltar a dormir sozinha, as vezes vou lá faze-la dormir novamente sem pega-la pra ninar é claro ( não faço isso a tempos) mas ela demora um monte pra pegar no sono novamente mesmo estando a bocejar, já nao sei mais o que fazer, pra ela tirar sonecas mais longas e dormir a noite toda, o horario normal dela acordar é as 6 da manhã. Tens alguma sugestão? Meu email é kika_bella@hotmail.com
    Abaços
    Keyla

    ResponderExcluir
  5. Você tomou a melhor decisão do mundo! Parabéns por sua atitude, não tem coisa melhor para uma criança pequena do que ter sua mamãe por perto! Faz com que ela se sinta segura, o que vai refletir positivamente na sua vida adulta! Não se culpe por nada, tudo o que fez foi por amor não é mesmo? Um dia vc vai poder contar isso à ela! Beijooos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com